ENGIE Brasil Energia vende fatia de 15% de participação na TAG para CDPQ

Infraestrutura

Renováveis

A ENGIE Brasil Energia (EGIE3), maior empresa privada de geração 100% renovável do país, e o CDPQ, grupo de investimento global, ambos já sócios na Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG), anunciaram hoje um acordo de venda de fatia de 15% de participação da ENGIE Brasil Energia para o CDPQ. O principal objetivo para a EGIE3 é promover a rotação de ativos e concentrar a atenção no plano de investimentos da Companhia em geração e transmissão de energia elétrica.

Com isso, a ENGIE S.A. manterá seu capital de 32,5% na TAG, e a ENGIE Brasil Energia reduzirá sua participação de 32,5% para 17,5%, permanecendo vinculada ao acordo de acionistas da TAG, enquanto o CDPQ atingirá 50% de participação acionária. A transação está avaliada em R$ 3,1 bilhões, sujeitos a ajustes usuais de preço.

“A venda parcial da participação da ENGIE Brasil Energia na TAG está alinhada ao nosso plano de investimentos em novas plantas renováveis e transmissão de energia, possibilitando a melhor alocação de capital nestes dois segmentos que estão no centro da nossa estratégia de crescimento”, comentou Eduardo Sattamini, Diretor-Presidente da Companhia.

“A TAG tem apresentado forte performance desde o nosso investimento inicial, há cerca de cinco anos. O anúncio de hoje é consistente com a estratégia da nossa equipe de investimentos em infraestrutura: neste caso, reinvestir em uma empresa do nosso portfólio com ativos bem contratados, liderada por uma equipe de gestão experiente, e no Brasil, um país onde temos a ambição de continuar crescendo nosso portfólio nos próximos anos”, disse Emmanuel Jaclot, Vice-Presidente Executivo e Chefe de Infraestrutura do CDPQ.

A conclusão da operação financeira está prevista para o final de janeiro de 2024, observadas as condições precedentes definidas no Contrato de Compra e Venda.

Este anúncio segue a aquisição prévia de 90% do capital da TAG pela ENGIE e CDPQ, em junho de 2019. Em 2020, ENGIE e CDPQ concluíram a aquisição das ações restantes.

ENGIE Brasil Energia: Crescimento em Renováveis & Linhas de Transmissão

O plano de investimentos em ativos de geração de energia renovável e infraestrutura de linhas de transmissão integra os objetivos estratégicos do Grupo ENGIE no país. “Desde 2016, a ENGIE Brasil Energia investiu mais de R$ 20 bilhões em ativos de geração renovável e linhas de transmissão. Para os próximos anos, a Companhia prevê mais de R$ 13 bilhões em investimentos”, destaca Maurício Bahr, Presidente do Conselho de Administração da ENGIE Brasil Energia.

A Companhia adicionará 2GW de capacidade instalada em geração eólica e solar nos próximos dois anos: o Conjunto Eólico Santo Agostinho, no Rio Grande do Norte, já se encontra em fase avançada de implantação e terá capacidade instalada total de 434 MW quando concluído; o Conjunto Eólico de Assuruá, na Bahia, que totalizará 846 MW de capacidade instalada, com entrada gradual em operação a partir do segundo semestre de 2024; e o Conjunto Fotovoltaico Assu Sol, também no Rio Grande do Norte, que chegará a 752 MW de capacidade instalada, com operação comercial integral prevista para o segundo semestre de 2025.

Além disso, em 2023 a Companhia deu início à mobilização das equipes para a implantação do projeto Asa Branca, que totalizará cerca de 1.000 km de linhas de transmissão entre os Estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.

Recentemente, a ENGIE Brasil Energia assinou contrato de aquisição de cinco conjuntos fotovoltaicos da Atlas Energia Renovável do Brasil S.A e a transação encontra-se em curso, dependendo de condições previstas no Contrato de Compra e Venda para seu fechamento.

Sobre a TAG:
A TAG possui e administra uma importante parcela dos ativos de transporte de gás natural do Brasil, abrangendo mais de 4.500 quilômetros e 10 estados nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, com capacidade de movimentação de gás natural totalmente contratada.

Sobre o CDPQ:
No CDPQ investimos de forma construtiva para gerar retornos sustentáveis a longo prazo. Como um grupo de investimento global que administra fundos para planos públicos de pensão e seguros, trabalhamos juntamente com os nossos parceiros para construir empresas que impulsionem o desempenho e o progresso. Atuamos nos principais mercados financeiros, private equity, infraestrutura, setor imobiliário e dívida privada. Em 30 de junho de 2023, os ativos líquidos do CDPQ totalizavam C$ 424 bilhões. Para obter mais informações, visite cdpq.com, consulte nossa página no LinkedIn e Instagram, ou siga-nos no X.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 96.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. Faturamento em 2022: 93,9 bilhões de Euros.

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de cerca de 10 GW em 77 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.
Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.

Contando com 2.600 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2022 um faturamento de R$ 12,8 bilhões.

A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Euro 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, Euronext Vigeo Eiris – Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI EUROPE ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG-X).

This site is registered on wpml.org as a development site.