ENGIE Brasil Energia cresce em lucro líquido e Ebitda no terceiro trimestre

Renováveis

Destaques Financeiros:
• O lucro líquido ajustado da Companhia no período foi de R$ 928 milhões, valor 30,9% (R$ 219 milhões) acima do alcançado no terceiro trimestre do ano anterior.
• O Ebitda ajustado foi de R$ 1,8 bilhão, representando aumento de 23,5% (R$ 336 milhões) em comparação ao mesmo período do ano anterior. A margem Ebitda ajustada foi de 70,3% no 3T23, acréscimo de 18,2 p.p. em relação ao terceiro trimestre de 2022.
• Formalizado o fechamento da operação de compra pela Companhia e demais consorciadas da participação da CEEE-G no Consórcio Machadinho, aumentando 5,3 MW médios de capacidade comercial ao portfólio da ENGIE Brasil Energia.
Outros destaques:
• O Conjunto Eólico Santo Agostinho, no Rio Grande do Norte, atingiu 87,5% do progresso geral da obra. Dos 70 aerogeradores que compõem o projeto, 19 estão em operação comercial, e outros 22 autorizados para operação em testes.

A ENGIE Brasil Energia (EGIE3) registrou lucro líquido ajustado de R$ 928 milhões no terceiro trimestre de 2023, crescimento de 30,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Ebitda ajustado atingiu R$ 1,8 bilhão, representando acréscimo de 23,5% (R$ 336 milhões). Impactada positivamente pelo segmento de transmissão e pelo resultado da Transportadora Associada de Gás (TAG), e atenuada pelas reduções de combinação de volume e preço médio de vendas e das transações no mercado de curto prazo, a margem Ebitda ajustada avançou 18,2 pontos percentuais, chegando a 70,3%.
Já a receita operacional líquida foi de R$ 2,5 bilhões, representando queda de 8,5% frente ao terceiro trimestre de 2022, motivada, principalmente, pela alienação da subsidiária Pampa Sul e queda de receita de construção dos ativos de transmissão. Para Eduardo Sattamini, Diretor-Presidente da ENGIE Brasil Energia, “mantemos nossa estratégia comercial de proteger a geração de caixa futura, via contratação antecipada. No período, contratamos cerca de 74 MW médios de energia para entrega entre 2025 e 2028, mantendo o patamar do preço médio líquido de venda de nosso portfólio”.
Dentre os principais eventos subsequentes ao terceiro trimestre, destaca-se o anúncio, em 30 de outubro, da assinatura de um contrato vinculante de R$ 3,2 bilhões para a aquisição de ativos da Atlas no Brasil, totalizando 545 MW de capacidade instalada (661 MWp) de energia fotovoltaica nos estados da Bahia, Ceará e Minas Gerais.
“A consistência da nossa estratégia, resiliência no modelo de negócios, eficácia na gestão de riscos, visão de longo prazo e robustez garantida pela diversificação de nosso portfólio, nos habilita a estudar e capturar bons projetos e oportunidades no mercado”, destaca Sattamini.
Segmento de transmissão
No terceiro trimestre deste ano foram concluídos os projetos básicos da subestação e seccionamento, e a terraplenagem e fundações de equipamentos de 230kV da Gavião Real Transmissora de Energia. Arrematado no Leilão de Transmissão Aneel 01/20220, o projeto tem como objetivo o atendimento da rede de distribuição de energia do estado do Pará.
Alinhada com a estratégia de crescimento da Companhia, em 27 de setembro foi assinado o contrato de concessão do projeto Asa Branca. Arrematado no Leilão de Transmissão Aneel 01/2023, o empreendimento, localizado nos estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo, terá cerca de 1.000 quilômetros de extensão, sendo quatro linhas de transmissão de 500 kV em circuito simples.
O resultado bruto do segmento de transmissão de energia atingiu R$ 205 milhões positivos no terceiro trimestre, aumento de R$ 314 milhões (288,1%) em relação ao mesmo trimestre de 2022. As variações decorrem do acréscimo de R$ 195 milhões (1.083,3%) na remuneração dos ativos de concessão – ocasionado, especialmente, pelo aumento dos índices inflacionários e dos saldos dos ativos de contrato -; e do efeito positivo de R$ 134 milhões (100,0%) na variação do resultado líquido das receitas e custos de construção (reduções de R$ 176 milhões e R$ 310 milhões, respectivamente), oriundo, principalmente, do encerramento das obras dos Sistemas de Transmissão Gralha Azul e Novo Estado.
Investimentos e expansão de energia renovável no Nordeste
Os investimentos totais da ENGIE Brasil Energia no terceiro trimestre foram de R$ 741 milhões, sendo R$ 651 milhões destinados à construção dos novos projetos de energia renovável no Nordeste: R$ 370 milhões no Conjunto Eólico Santo Agostinho – Fase I; R$ 186 milhões no Conjunto Eólico Serra do Assuruá; R$ 95 milhões no Conjunto Fotovoltaico Assú Sol.
Destaque para o início da implantação do Conjunto Eólico Serra do Assuruá, em Gentio do Ouro, cidade a 600 quilômetros de Salvador (BA), que é composto por 24 parques eólicos com 188 aerogeradores, a serem implantados em fase única, totalizando 846 MW de capacidade instalada quando concluído. Já estão sendo realizadas atividades de terraplenagem e pavimentação dos acessos, bem como concretagem e reaterro das fundações dos aerogeradores.
Outro marco do período refere-se ao andamento observado no Conjunto Eólico Santo Agostinho, no Rio Grande do Norte, que atingiu 87,5% do progresso geral da obra. Dezenove, dos 70 aerogeradores que compõem o projeto, estão em operação comercial, e outros 22 autorizados para operação em testes. Quando finalizado, agregará 434 MW de capacidade instalada ao portfólio da ENGIE no país.
Trairi conclui sua primeira emissão de créditos de carbono
Durante o terceiro trimestre de 2023, o Conjunto Eólico Trairi, localizado no estado do Ceará, concluiu de forma bem-sucedida sua primeira emissão de créditos de carbono em quatro das oito Centrais Eólicas que compõem o Conjunto. Foram emitidos 1.238.487 créditos, obtidos no período de 2013 a 2020. Cada crédito equivale a uma tonelada de gás carbônico evitado.

“Essa conquista possibilitará que continuemos a agregar valor aos nossos clientes, oferecendo produtos verdes que podem contribuir para a descarbonização dos seus negócios”, destaca Sattamini. “Desde 2016, já direcionamos mais de R$ 20 bilhões em investimentos para a ampliação de fontes diversificadas de energia limpa e infraestrutura de transmissão. Entre 2023 e 2025, são mais de R$ 14 bilhões comprometidos com a nossa estratégia de crescimento em renováveis e transmissão”, conclui Sattamini.

A ENGIE Brasil Energia conta com 8.194,0 MW de capacidade instalada 100% renovável, operando um parque gerador de 9.903,8 MW, composto de 76 usinas, sendo 11 hidrelétricas e 65 complementares — centrais a biomassa, PCHs, eólicas e solares —, das quais 72 pertencem integralmente à Companhia e quatro (as hidrelétricas Itá, Machadinho e Estreito, e a usina de cogeração a biomassa Ibitiúva Bioenergética) são comercialmente exploradas por meio de parcerias com outras empresas.

Consolidado (Valores em R$ milhões)

Receita Operacional Líquida (ROL)
3T23: 2.514
3T22: 2.747
Variação: -8,5%
9M23: 8.037
9M22: 8.805
Variação: -8,7%

Resultado do Serviço (EBIT)
3T23: 1.475
3T22: 1.216
Variação: 21,3%
9M23: 4.790
9M22: 4.314
Variação: 11,0%

Ebitda¹
3T23: 1.707
3T22: 1.469
Variação: 16,2%
9M23: 5.480
9M22: 5.076
Variação: 8,0%

Ebitda ajustado²
3T23: 1.768
3T22: 1.432
Variação: 23,5%
9M23: 5.629
9M22: 5.205
Variação: 8,1%

Ebitda ajustado por efeitos de transmissão³
3T23: 1.729

9M23: 21
9M22: 68
Variação: -69,1%

1 Ebitda: lucro líquido + imposto de renda e contribuição social + resultado financeiro + depreciação e amortização.
2 Ebitda ajustado: lucro líquido + imposto de renda e contribuição social + resultado financeiro + depreciação e amortização + impaiment + não recorrentes.
3 Ebitda ajustado, deduzindo os efeitos do IFRS do segmento de transmissão.
4 ROE: lucro líquido ajustado dos últimos 4 trimestres / patrimônio líquido.
5 ROIC: taxa efetiva x EBIT ajustado / capital investido (capital investido: dívida – caixa e eq. caixa – depósitos vinculados ao servido da dívida + PL)
6 Valor ajustado, líquido de ganhos de operação de hedge.
7 Produção total bruta das usinas operadas pela ENGIE Brasil Energia.
8 Desconsidera venda por regime de cotas (UHEs Jaguara e Miranda)
9 Líquido de impostos sobre a venda e operações de trading.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 96.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. Faturamento em 2022: 93,9 bilhões de Euros.

No Brasil, a ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de cerca de 10 GW em 77 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.
Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.

Contando com 2.600 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2022 um faturamento de R$ 12,8 bilhões.

A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Euro 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, Euronext Vigeo Eiris – Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI EUROPE ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG-X).

This site is registered on wpml.org as a development site.