Transmissora de Energia Novo Estado

O Sistema

O Sistema de Transmissão Novo Estado foi concebido pela ENGIE Brasil Energia para fortalecer o escoamento da geração de energia de grandes hidrelétricas do Norte do País, otimizando o Sistema Interligado Nacional.

Com R$ 3,2 bilhões em investimentos, ao todo foram 3.634 torres instaladas ao longo de 1.800 quilômetros de linhas de transmissão de 500kV, passando por 23 municípios nos Estados de Tocantins e Pará.

Além da implantação das linhas de transmissão, o projeto contemplou a construção de uma nova subestação de energia e ampliação de outras três.

Energização

O Sistema de Transmissão Novo Estado alcançou o status 100% operacional em fevereiro de 2023, a partir da energização do trecho entre as subestações Xingu e Serra Pelada.

A operação comercial teve início em 2021 e teve sua finalização dentro do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A concessão tem validade até março de 2048.

O ativo tem capacidade energética de 3350 MVA, proporcionando mais desenvolvimento e qualidade de vida para a região Norte do País.

Desenvolvimento regional

Desde o início das obras de Novo Estado, a ENGIE Brasil Energia desenvolveu uma série de ações junto às comunidades do entorno do empreendimento, como o incentivo ao empreendedorismo local, à geração de emprego e renda, e apoio às áreas de educação, saúde e segurança pública, entre outras iniciativas.

Foram cerca de 20 projetos elaborados a partir de investimentos sociais privados, realizados durante todo o período de implantação de Novo Estado, e definidos a partir do diálogo permanente com as comunidades.

This site is registered on wpml.org as a development site.